A cidade de Uberlândia foi escolhida para receber a final Nacional do Bradan em 2011. O Bradan (abreviação para Brasil Breaking Dance) é um campeonato nacional de dança de rua e, em 2011, terá sua terceira edição.
Final Nacional do Bradan 2011 será em Uberlândia
A cidade de Uberlândia foi escolhida para receber a final Nacional do Bradan em 2011. O Bradan (abreviação para Brasil Breaking Dance) é um campeonato nacional de dança de rua e, em 2011, terá sua terceira edição.
MV Bill Causa e Efeito HD Oficial
Mv Bill acaba de lançar o videoclipe das música "Causa e Efeito", faixa título do disco mais recente do rapper. Esse novo trabalho contou com as ilustrações de Alexandre de Maio, que deu vida a cada rima cantanda pelo Mensageiro da Verdade.
Final Nacional do Bradan 2011 será em Uberlândia
A cidade de Uberlândia foi escolhida para receber a final Nacional do Bradan em 2011. O Bradan (abreviação para Brasil Breaking Dance) é um campeonato nacional de dança de rua e, em 2011, terá sua terceira edição.
MV Bill Causa e Efeito HD Oficial
Mv Bill acaba de lançar o videoclipe das música "Causa e Efeito", faixa título do disco mais recente do rapper. Esse novo trabalho contou com as ilustrações de Alexandre de Maio, que deu vida a cada rima cantanda pelo Mensageiro da Verdade.
A CUFA MG - base Uberlândia, realizou a Final do TORNEIO CAPOTÃO no último sábado (24/11) com o apoio de alguns parceiros como a Mais Unidos - Associação de Moradores do Distrito de Cruzeiro dos Peixotos a Universidade Federal de Uberlândia - UFU e a TV Integração(afiliada GLOBO) o I TORNEIO CAPOTÃO DE FUTEBOL SUB-16.
Onde o Torneio que se iniciou em agosto com a participação de oito equipes, com mais de duzentos e cinqüenta atletas e técnicos, no poliesportivo do Distrito de Cruzeiro dos Peixotos em Uberlândia.
Os jogos finais ocorreram com disputas entre MENINOS DA VILA x VASCO onde a equipe da Vila superou a equipe Cruzmaltina pelo placar de 02(dois) a 01(um) e garantiu a terceira colocação do torneio. A Equipe dos Meninos ainda tiveram seu jovem atleta Leandro Alves como o artilheiro da competição com 10(dez) gols.
Outro super jogão final se deu entre GRÊMIO X FLAMENGO, com um grande duelo entre Bruna e Daiane, A exemplo da equipe do Grêmio equipe rubro negra incluiu em seu elenco menina Daiane(15) para surpreender na final o poderoso tricolor da menina Bruna(15), tivemos muitas emoções neste ultimo dia de TORNEIO CAPOTÃO, com o verdadeiro toque feminino destas duas belas garotas e quem sabe esperamos vê-las jogando juntas por alguma equipe feminina e ate mesmo defendendo a seleção brasileira pois futebol não falta para as duas.
Os treinadores queriam surpreender e só lançaram mão das meninas no segundo tempo de jogo Bruna entrou em campo aos 05’min. do segundo tempo sua equipe ganhava pelo placar de 01(um) a 00(zero), porém estava sufocada e precisando do segundo gol para equipe ficar mais tranqüila, porém aos 10’min a garota Daiane entrou em campo e sua equipe ganhou mais poder ofensivo, porém aos 19’min o tricolor marca seu segundo gol. Isto não esfriou a equipe rubro negra da Daiane que buscou ate o final o empate, infelizmente Daiane e seus briosos e valorosos amigos da equipe rubro negra não conseguiram superar Bruna e seus amigos da equipe tricolor.
Assim o TORNEIO CAPOTÃO DE FUTEBOL – Sub16 encerrou-se com a Equipe do Grêmio sagrando-se a grande campeã invicta sem sofrer nenhum gol, onde ainda tiveram defesa menos vazado com o goleiro Ítalo. Já a Equipe rubro negra do Flamengo foi uma das mais disciplinadas e sagrou-se a vice campeão.
Com a filosofia da superação e do fair play as equipes e seus atletas puderam dar um capote na desesperança e jogar ao chão o preconceito lançando ao alto a bola da esperança mediante aos desafios da corda bamba da vida.
Com esse espírito chegamos ao encerramento do torneio onde os finalistas buscaram o seu momento máximo que é a superação dos seus limites e driblar as dificuldades e turbulências do dia a dia em prol de novos horizontes.
Saudamos ainda toda a equipe de arbitragem, composta pelo senhor Ismael Junior, o senhor Alexandre Oliveira e o senhor Antônio Silva e ainda o representante de mesa Reginaldo Fernandes os quais desenvolveram um belíssimo trabalho na condução dos jogos durante todo o torneio.
A CUFA Udia AGRADECE A CONFIANÇA E PARABENIZA A TODAS AS EQUIPES, PROFESSORES, ATLETAS, REPRESENTANTES, PARCEIROS E ÁRBITROS...
A CUFA MG - base Uberlândia, realizou com o apoio de alguns parceiros como a MAIS UNIDOS - Associação de Moradores do Distrito de Cruzeiro dos Peixotos a UFU e a TV Integração(afiliada GLOBO) o I TORNEIO CAPOTÃO DE FUTEBOL SUB-16.
Onde o Torneio que se iniciou em agosto com a participação de oito equipes, com mais de duzentos e cinquenta atletas e tecnicos, no poliesportivo do Distrito de Cruzeiro dos Peixotos em Uberlândia, visamos a promoção de um evento de sociabilização e integração esportiva entre garotos com idade inferior a 16 para que os mesmos possam driblar as dificuldades cotidianas bem como correr atrás de sonhos e perspectivas de transformação social.
Mais do que uma competição que visa estabelecer um calendário voltado para estes adolescentes os quais não tem muitas oportunidades de vivenciarem o espírito olímpico que cercea tais competições e torneios esportivos. O ideal olímpico para muitos pode não significar nada mas para quem experimenta pode ser o primeiro passo rumo a superação dos seus próprios limites para vencer seus desafios pessoais e coletivos.
Com esta filosofia buscamos inspiração no passado para darmos um capote na desesperança e jogar ao chão o preconceito lançando ao alto a bola da esperança mediante aos desafios da corda bamba da vida.
Buscamos inspiração naquele moleque peralta, sapeca, atrevido de outrora que surge do nada e traz recordações de um passado recente onde a preocupação era brincar e divertir sem preocupações pois este moleque sempre teve soluções inteligentes e maduras para resolver seus problemas ainda mais para escapar do cinto da mão da sua mãe. Moleque este que sempre vem pegar e dar a mão ao adulto desesperado que não sabe o que fazer e neste espírito surge o CAPOTÃO para trazer a tona este moleque que enfrenta seus desafios e nem se espanta sem perder sua alegria e sua infância.
Com esse espirito chegamos ao encerramento do torneio onde os finalistas buscam o seu momento maximo que é a superação dos seus limites e driblar as dificuldades e turbulencias do dia a dia em prol de novos horizontes.
JOGOS FINAIS (sabado 24 de novembro)
Poliesportivo de Cruzeiro dos Peixotos
Disputa de 3º lugar -10hs - Meninos da Vila x Vasco
Associação de Moradores do Bairro Jardim Brasília,
é palco de mais uma ação da Central
Única das Favelas de Uberlândia no ano de 2012. Em comemoração à semana da
Consciência Negra, o núcleo CAPOCUFA,
realiza uma grande atividade nesta sexta-feira, dia 23/11/2012 das 18:00 às
22:00 e no sábado, 24/11/2012 das 14:00
às 18:00hs.
Palestras,
CineCUFA, Oficinas, Bate Corda, Roda Livre e Batizado de capoeira, fazem
parte da programação do evento.
O núcleo CAPOCUFA é Coordenado por Carlos Alberto
Batista da Silva, conhecido no meio da capoeira como Mestre Urso. Formado por
Grão Mestre Corisco, Mestre Urso, está há mais de três décadas praticando
capoeira e repassando todo conhecimento que seu mestre lhe ensinou, aos seus
discípulos e fomentando esta arte milenar por onde passa.
O projeto atende crianças e Adolescentes de várias
comunidades de Uberlândia, neste sábado às 14:00 horas, os alunos que
participam do projeto serão batizados e trocarão de corda.
Entre as várias ações do CAPOCUFA, destacamos a “Roda
Livre de Capoeira” atividade que acontece todo último domingo de cada mês, e
está inserido no calendário cultural do estado. O mesmo acontece em uma feira
tradicionalíssima situada na Avenida Monsenhor Eduardo, e a cada edição, a feira vai
se transformando em um importante espaço de manifestação cultural de reflexão
por não apenas ser um local para o jogo da capoeira, mas também para debates e
diálogos sobre as diferenças e preconceitos que ainda assolam nossa sociedade.
Mestre Urso é também presidente da Associação
Cultural de Capoeira Abolição- ACCA. O Evento é coordenado por: Mestre Urso,
Instrutor Pit Bull e Professor Crocodile.
Realização: CUFA-
Central Única das Favelas |ACCA- Associação Cultural de Capoeira e Abolição.
Apoio: Secretaria
Municipal Antidrogas e de Defesa Social.
O PROJETO EXPEDIÇÃO CUFA é uma ação advinda
de algumas motivações acerca de se estabelecer uma proposta voltada para a
busca e compreensão do cotidiano e as relações sociais de onde se estabelecem
um paralelo entre sociedade e corpo mediante as tendências, valores e padrões.
Através da elaboração e execução de uma proposta voltada para a
promoção, apoio, incentivo e desenvolvimento de atividades, ações e eventos de
cunho esportivo e de lazer aliado a cultura, educação, turismo e empreendedorismo
objetivamos atender à crescente demanda das necessidades de um planejamento de
cunho esportivo, recreativo e de lazer advindos dos anseios e necessidades das
comunidades e escolas destas localidades.
Primou-se ainda por resgatar a “RUA” bem como os espaços urbanos e escolares
ociosos para a prática esportiva, e não somente para a formação de
atletas, mas também voltada para a capacitação e qualificação de Agentes
Comunitários de Esporte e Monitores Sociais Esportivos.
O PROJETO EXPEDIÇÃO
CUFA visou ainda o desenvolvimento de um programa de ações esportivas e sociais
aliadas a cultura por meio da execução de oficinas, palestras, atividades de
intercambio e a realização de jogos entre os beneficiários. Dentro da proposta ainda foi realizada Oficina de Direitos Humanos onde ocorreram
diversas intervenções na Escola Estadual Clarimundo Carneiro, com educandos da
sétima série B. A turma possui 37 alunos, com idade entre 12 e 13 anos, e para a
realização das atividades; foi realizado com a turma uma explanação sobre o
Programa e também sobre a maneira de intervenção na escola, e a oficina
iniciou-se com uma discussão sobre os Direitos Humanos e o Estatuto da Criança
e do Adolescente. O tema desta oficina foi “A vida como direito”, onde foi
apresentado os artigos do ECA e da Declaração Universal dos Direitos Humanos
acerca dos direitos sobre a vida, realizou-se ainda uma roda de bate papo e
ainda trabalhos com pinturas, desenhos e construção de frases acerca do tema.
Como ultima ação do Projeto Expedição realizou-se na E.E CLARIMUNDO
CARNEIRO o “QUE ME OUVIR DA O PAPO” um ciclo de palestras voltado para provocar
um dialogo entre os educandos da escola com palestrantes de diversas áreas
sociais com o intuito de fazer com que estes reflitam, pensem e intervenham na
sua realidade. Tal atividade será adotada pela direção da escola dentro da
programação da mesma bimestralmente.
Este ciclo de diálogos do “QUE ME OUVIR DA
O PAPO” vem no sentido de oportunizar palestras com informações sobre
cidadania, prevenção, solidariedade, violência sexual e domestica, protagonismo
juvenil, educação, saúde, esporte, cultura entre outras temáticas do cotidiano.
Neste primeiro ciclo de palestras contamos
com a participação de personalidades como a Professora Ana Paula Carvalho – diretora
de teatro, atriz, produtora e gestora cultural, a Professora Suzi Feoli –
diretora de teatro, produtora, atriz e gestora cultural, o senhor Paulo
Eduardo, Jornalista e diretor de Jornalismo da TV Integração e ainda o Senhor
Cleiton Rocha – Produtor, Gestor, Empreendedor Social e Coordenador Geral da
CUFA Udia .
Realizou-se
neste final de semana o evento Embaixadores
do Esporte em Uberlândia/MG. Este é uma iniciativa do Banco do Brasil e da Secretaria Municipal Antidrogas e de Defesa Social. O mesmo, contou
como apoio do Praia Clube,Banana Boat, da
Instituição Cristã de Assistência Social
de Uberlândia- ICASU, e da CUFA- Central
única das Favelas.
Criado em 2003, o projeto conta com a participação de
atletas/ex-atletas de vôlei. Na
oportunidade, estiveram em Uberlândia os ex-atletas medalhistas olímpicos: Maurício Lima, Marcelo Negrão e Sandra
Pires.
Vistas Sociais:
Uma
equipe de realizadores e apoiadores do evento, acompanharam os ex-atletas
olímpicos dia 09/11/2012 sexta-feira, para um bate papo com 120
alunos das Escolas Municipais: Professor
Jacy de Assis e Gláucia Santos Monteiro, todas elas situadas nas periferias da cidade e para 100 alunos da ICASU.
O
objetivo das visitas sociais é alertar os jovens sobre os riscos do uso e abuso
de álcool e outras drogas, bem como fomentar a prática saudável de esporte. A Central Ùnica das Favelas de Uberlândia, é parceira da Secretaria Antidrogas no projeto Caravana Antidrogas.
.
Esquenta:
Mais de 500 pessoascompareceram no ginásio G2 para acompanhar as diversas atrações do dia. As atletas das equipes de base do Banana Boat/Praia Clube, realizaram uma partida de exibição para o público presente. Logo após, os alunos de dança de Rua da Central única das Favelas realizou uma apresentação impecável.
O JOGO:
Após
o Hino Nacional, os ex-atletas olímpicos interaram seu time com duas atletas de
base do Banana Boat. O Banana Boat foi composto também por Ex-atletas do Praia
Clube. A
partida terminou com o placar de 20 a 25 para os Embaixadores do Esporte.
A Central única das Favelas de Uberlândia, agradece a parceria com a Secretaria Municipal Antidrogas de Defesa Social e parabeniza todos os parceiros por esta iniciativa.