Contato

Contato:

034 9198-2914(tim)

kakko.cufaberlandia@gmail.com

Twitter @kakko_MG








Institucional

https://www.youtube.com/watch?v=USTwILv1rdA

13 de março de 2010

Fonte Megaminas- Basquete de Rua

Expectativa é reunir um total de 16 equipes do Triângulo Mineiro, Pontal do Triângulo e Alto Paranaíba
No dia 20 de março, a partir das 8h, acontece o 1º Torneio Integração de Basquete de Rua na Arena Multiuso Tancredo Neves (Sabiazinho), em Uberlândia. A competição tem a expectativa de reunir um total de 16 equipes do Triângulo Mineiro, Pontal do Triângulo e Alto Paranaíba. A LIIBRA REGIONAL vale como etapa classificatória para o Campeonato Nacional de Basquete de Rua 2010, no Rio de Janeiro. O evento é uma parceria da CUFA/MG (Central Única de Favelas), SESC e TV Integração.
O Torneio conta com o jogo demonstrativo entre a equipe formada por atletas de Belo Horizonte especialmente convidados pela CUFA/MG e os destaques do basquete de Rua no Triângulo Mineiro. O jogo, marcado para as 9h, será transmitido, ao vivo, pela TV Integração para 33 cidades da área de cobertura da exibidora de Uberlândia.
Na sexta-feira (19), às 20h, a CUFA, TV Integração e o SESC convidam o público para participar da palestra ministrada pela Rapper, fundadora da Cufa e presidente da Liibra, Nega Gizza, que abordará sobre temas referentes ao movimento hip hop e seus elementos, no SESC. O Projeto “Hip-hop na veia”, que acontece no dia 20, está recheado de atrações que serão realizadas simultaneamente às competições, como mostras de graffiti, batalhas de break e Mc’s, capoeira, show da Rapper Nega Gizza, dentre outras atividades.
CompetiçõesO basquete de rua é uma manifestação esportiva de cunho sócio-cultural que tem como características jogadas divertidas e dinâmicas e não segue as regras do basquete convencional. Uma mistura de prática esportiva e entretenimento que surgiu a partir de brincadeiras entre os jogadores profissionais e amadores. Alguns moviam a bola com destreza, inseriam giros, pulos e arremessos entre um movimento e outro.
Nos Estados Unidos a prática existe desde o início do século XX. Já no Brasil a modalidade foi inserida aos poucos, de forma lúdica ou até mesmo para treinar a ginga dentro de quadra.Em 2001, durante o Hutúz Rap Festival – maior festival do gênero da América Latina realizado no Rio de Janeiro – um grupo de rapazes improvisaram um racha.
Com música servindo de base aos movimentos e jogadas, e lixeiras demarcando as cestas, a brincadeira deu início a um dos projetos da CUFA, que inseriu e adaptou o basquete de rua às atividades da entidade com o intuito de promover a inclusão social. Por ser uma modalidade esportiva que pode se adaptar a qualquer ambiente o basquete de rua foi bem recebido pelas periferias, principalmente.
A forma de jogo é a mesma do basquete convencional, no entanto, as regras são bem distintas, como por exemplo: pontuação, contato com outro atleta, penalidades, etc. A música faz parte das partidas e, de certa forma, funciona como referência aos movimentos e jogadas dos atletas. Por isso, os jogos são acompanhados por DJ's.
As inscrições Para participar os interessados devem acessar o site da Liga Internacional de Basquete de Rua.

1 comentários:

Unknown disse...

Link para a divulgação do Evento:
http://richard-widmarck.blogspot.com/2010/03/basquete-de-rua-em-uberlandiamg.html

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.