Contato

Contato:

034 9198-2914(tim)

kakko.cufaberlandia@gmail.com

Twitter @kakko_MG








Institucional

https://www.youtube.com/watch?v=USTwILv1rdA

10 de maio de 2014

SOLEAR PARKOUR

 

 Parkour é uma arte, a do deslocamento, sendo esta caracterizada por condicionar o praticante a lançar mão de uma série de habilidades do corpo humano em conjunto com uma alta concentração para dominar o ambiente em sua totalidade, de forma a conseguir se movimentar passando por obstáculos no seu caminho. Isso se traduz em treinamento de habilidades como escaladas, pulos, equilíbrio, corrida em infinitas possibilidades de combinações utilizando apenas o corpo como ferramenta, e sempre visando a preservação da integridade física e segurança do praticante em primeiro lugar.
 Em meados dos anos 80, David Belle foi treinado por seu pai Raymond Belle, um ex-combatente vietnamita, por um método de Educação Física onde se desenvolveu várias habilidades físicas naturais humanas, assim como fundamentos morais, psicológicos e emocionais. A partir disso, morando na pacata cidade de Lisses perto de Paris, David Belle começou a adaptar os treinos para as ruas junto com seus amigos. Se tornou Bombeiro, aprendeu Kung fu, e no final dos anos 90 criou o termo "Parkour" para aquilo que treinava a mais de 10 anos com os amigos nas ruas.
Assim como no resto do mundo e no Brasil o  parkour chegou através de vídeos da internet. Praticantes de diversas cidades do Brasil como Brasília, São Paulo, Curitiba e Florianópolis começaram a treinar baseado no que viam em poucos vídeos de David Belle em 2004, e de informações muito escassas em sites internacionais. A partir de então surge a comunidade brasileira de Praticantes de Parkour, que foi se desenvolvendo desde então.
Enfim, no inicio de 2010 Marcel Marques juntamente com um amigo "Haussi Amatiri", fundaram o grupo chamado Solear Parkour em Uberlândia, onde estes se reúnem e treinam desde então todos os domingos nas escadarias da praça Civica (entre a câmara e a prefeitura) sempre a partir das 15 horas. Segundo Marques o responsável pelo pessoal é Niltom Campos o qual te a função de recepcionar e auxiliar o pessoal que treina bem como ainda coordenar o grupo. Os integrantes do Solear Parkour Uberlândia começaram a praticar apenas assistindo vídeos pela intenet, tutorias de aprendizagem e e orientações da comunidade "Le Parkour Brasil". Marcel relata ainda que haviam outros grupos de Parkour em Uberlândia, mais não conseguiam treinar com eles quando estavam começando, porém  hoje em dia o único grupo que a cidade registra é o do Solear Parkour Uberlândia.  
Os responsáveis e integrantes do grupo sempre postam vídeos na internet objetivando a divulgação da modalidade bem como mostrar que esta é uma excelente atividade para se realizar em empresas onde pode com isto melhorar as habilidades motoras, coordenação e tomadas rápidas de decisão o que exige muito autocontrole e uma auto disciplina do praticante. O grupo ainda já participou de varias materiais esportivas e jornalísticas para o Globo Esporte Triangulo o que veio a contribuir bastante para uma conscientização sobre este esporte e ainda a promoção das atividades do grupo.
O Solear Uberlândia também participaram de um Encontro Nacional de Parkour em Betim -MG o que permitiu um intercambio de informações e técnicas com outros praticantes de todo o Brasil, outro ponto que ficou latente foi a percepção dos participantes sobe a sensibilidade e cuidado da gestão publica local para com  Parkour. E é muito forte, a participação da propria prefeitura no incentivo a modalidade entendendo que a mesma é um atividade  educativa.
Quando o grupo uberlandense se reúne para treinar muitas pessoas acham interessantes aqueles movimentos, entretanto como sempre a grande maioria referem se aos mesmos como vândalos e marginais, sem terem a exata noção de que a cidade e sua estrutura física com os diversos e variados obstáculos e percurso é o campo de treinamento. A maioria dos populares tecem comentários e lançam olhares de reprovação sem terem a mínima noção do que seja o Parkour e nem mesmo do porque de vários jovens estarem ali reunidos para treinarem e também demonstrarem o verdadeiro significado do Parkour.
    Documentario Solear Parkour -  https://www.youtube.com/watch?v=bLvqpd3u7bU&hd=1
 
 por Marcel Marques
 

Galeria de Fotos






0 comentários:

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.