Contato

Contato:

034 9198-2914(tim)

kakko.cufaberlandia@gmail.com

Twitter @kakko_MG








Institucional

https://www.youtube.com/watch?v=USTwILv1rdA

16 de agosto de 2012

CAPOTÃO



A CUFA MG Udia vem dar um capote na desesperança e jogar ao chão o preconceito para não deixar cair o capotão de couro. Pois todo menino é um rei quando lança ao alto sua bola de meia ou arremessa na casinha de terra a sua bola de gude. Quantas vezes o adulto ao sofrer um baque ou balançar na corda bamba da vida, lá vem aquele peralta, sapeca, atrevido.

De onde vem esta criatura  que surge do nada e me faz ter recordações de um passado recente onde a preocupação era brincar e divertir sem preocupar com esquema tático ou ter habilidade. Onde o magrelo, o gordão, o tampinha, o vara de bambu, o reizinho e o perna de pau eram os amigos da turma da rua e todos jogávamos s juntos.

Sempre havia as brigas, mas era por causa desse objeto que possui quatro elementos: a cobertura, os gomos, o forro e a câmara. Quem tinha uma de leite brincava, mas ficava de fora às vezes, porém quem tinha a de CAPOTÃO nunca ficava de fora do jogo. Era o objeto e o sonho de criança de quem hoje já passou dos 40 anos.

Capotão significa um tempo feliz da minha e da sua infância onde quem tinha uma Bola de Capotão (bola de couro, com uma câmara de ar) era titular absoluto, sem nem ao menos saber chutá-la.

 Quando alguém ganhava um Capotão era o Rei intocável quando saia na rua com a bola presa no braço ninguém se atrevia a contrariar o dono da rua. Porque era a estréia da Bola de Capotão, para todo mundo aquela Bola de Capotão zerada era como se estivéssemos noutro mundo.

Bola de Capotão é uma palavra que tem 13 letras, 6 vogais (o, a, e, a, o, o) e 6 consoantes (b, l, d, c, p, t), e no jogo do contrario pode ficar assim OÂTOPAC ED ALOB. Bola de Capotão é um par ou impar entre o dono da bola e mais, o uniforme era um time sem camisa e outro de camisa, o jogo virava dez(10) e terminava em vinte(20). Quando era clássico contra o time da rua de cima ou da rua de baixo podia durar o ano inteiro. Mas o que significa a Bola de Capotão para você?

por: CUFA MG Udia

0 comentários:

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.