Contato

Contato:

034 9198-2914(tim)

kakko.cufaberlandia@gmail.com

Twitter @kakko_MG








Institucional

https://www.youtube.com/watch?v=USTwILv1rdA

30 de janeiro de 2011

RODA LIVRE DE CAPOEIRA- CAPOCUFA


É O ULTIMO DOMINGO DO MÊS? OBA!!! VOU PRA RODA DE LIVRE CAPOEIRA

Por Cleiton Rocha
Fotos Mestre Urso

Aconteceu neste domingo em Uberlândia, a RODA LIVRE DE CAPOEIRA , o tradicional encontro é realizado a vários anos na feira livre da Avenida Monsenhor Eduardo das 10:00 às 13:00 todo ultimo domingo de cada mês. A ação é realizada pelo Coordenador do Núcleo de capoeira CAPOCUFA Carlos Alberto da Silva, conhecido no meio capoeirístico como Mestre Urso.

A roda é composta pelas crianças do Projeto curto circuito de capoeira ministrado por mestre Urso e seu discípulo “Pit Bull”, por mestres, graduados e praticantes de capoeira de qualquer local do Brasil e publico que querem gingar com o pessoal desde que o mesmo não tenha nenhum sinal de embriaguez.


A Roda faz parte do calendário cultural do estado, concentrando assim vários capoeiristas da cidade e região, bem como, um numero razoável de pessoas que querem ver e conhecer um pouco mais sobre a capoeira, haja vista, que Mestre Urso em todas as ações conscientiza e explana sobre vários temas variados da capoeira.

Assim a RODA LIVRE DE CAPOEIRA-CAPOCUFA vai se transformando em um importante espaço de manifestação cultural de reflexão por não apenas ser um local para o jogo da capoeira, mas também para debates e diálogos sobre as diferenças e preconceitos que ainda assolam nossa sociedade.






Ler mais »

27 de janeiro de 2011

CUFA UBERLÂNDIA-RESPONSABILIDADE SOCIAL

A CUFA - Central Única das Favelas de Uberlândia vem contribuindo com a cidade, no que se refere à conscientização, no incentivo à leitura, no combate e na prevenção do CRACK, da prostituição infantil, da discriminação, seja ela qual for. Por meio de ações voltadas às áreas culturais e esportivas, dentre outras

Oficinas de Dança Bairro Dom Almir


Tendo como foco um público diversificado/heterogêneo a instituição atendeu por meio de seus projetos cerca de 1000 pessoas (entre crianças, adolescentes e adultos) em regiões da cidade que são classificadas como áreas de vulnerabilidade social. Para tanto, trabalhou em parceria com algumas instituições e recebeu apoio de tantas outras, como a Prefeitura Municipal de Uberlândia por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, a Fundação de Aprendizagem e Desenvolvimento Social do Menor.

Dança de Rua e Graffiti Projeto FADESOM
Devido à crescente estatística de assassinatos e aumento de pessoas viciadas em Crack, dentre outros graves fatores, a CUFA planeja triplicar suas ações em 2011 e aumentar o numero de atendidos,oferecendo-os, as mais diversas atividades.

Apresentação das oficinas de capoeira projeto Curto Circuito - Bairro Esperança

Com projetos inovadores, sérios e com representatividade em todo território nacional, levamos a milhares de pessoas, formação, informação, conscientização, capacitação, acesso a cultura , esporte e Lazer, primando sempre para que os mesmos sejam protagonistas de sua própria história.

FAZENDO DO NOSSO JEITO

Ler mais »

"Todos Juntos e Misturados"



PROJETO ENCONTROS PERIFÉRICOS
Por Cleiton Rocha

Instituições, ONGs, empresas de comunicação, coletivos, grupos de Teatro voluntários, produtores, dentre outros, reuniram-se hoje na Casa Verde sede do GOMA à convite da CUFA - Central única das Favelas (Udia) e Goma Cultura em movimento . O Objetivo da reunião foi apresentar O projeto Encontros Periféricos e, bem como, fortalecer ainda mais as ações com a parceria dos convidados.

"Kakko " Coordendor da CUFA Falando sobre o Projeto

Foi explanado a todos os objetivos do projeto e, todos os presentes aceitaram em contribuir de forma voluntaria, o que no inicio seria: Oficinas de Dança e basquete de Rua, rimas, peças de Teatro capoeira, cine clube, sarau literário, mostras e vídeos, palestras, etc. Graças ao apoio de todos multiplicou-se para: oficinas de literatura; palestras sobre variados temas dentre eles família , educação sexual, economia solidaria e esclarecimentos jurídicos á população, oficinas de artes visuais, percussão com reciclados, conscientização sobre o meio ambiente, fotografia, oficinas sobre Redes sociais; debates.

As intervenções acontecerão todos os últimos sábados de cada mês em favelas e/ou comunidades de desvantagem social das 08:30 às 18:00 horas.

O trabalho nas comunidades como explanado acima é voluntario e atenderão crianças, jovens adolescentes, adultos e idosos. O foco e todos é levar , conscientização aos atendidos, o incentivo a leitura, combate e prevenção ao CRACK , criminalidade , prostituição infantil e discriminação seja ela qual for.

Como o titulo do texto diz, estaremos "Todos Juntos e Misturados" fazendo algo de positivo para a população de Uberlândia, contamos com a ajuda e colaboração de todos os envolvidos direta e indiretamente no projeto.

Debora- Apresentando o novo espaço do Goma e projetos


Ler mais »

22 de janeiro de 2011

Convite para Reunião




Uberlândia, 22 de Janeiro de 2011



Ref. Convite para Reunião.




Cleiton Rocha dos Santos (kakko), coordenador da Central Única das Favelas na cidade de Uberlândia, no uso de suas atribuições, vem respeitosamente à presença de V.Sª convidá-lo para participar da reunião que ocorrerá na sede do GOMA,à Rua Johen Carneiro N°06 , no dia 26/01/2011 às 19:00, onde serão tratados assuntos pertinentes ao projeto ENCONTROS PERIFÉRICOS.



Aproveitando o ensejo, renovo meus protestos de respeito e consideração.




Atenciosamente,

Cleiton Rocha dos Santos
Coordenador da CUFA uberlândia





Ler mais »

17 de janeiro de 2011

Parceria CUFA e GOMA

Por: Cleiton Rocha (kakko)
Foto: Tassio Lopes

ENCONTROS PERIFÉRICOS


O projeto Encontros Periféricos, parceria firmada pela CUFA- Central Única das Favelas de Uberlândia- MG e GOMA CULTURA EM MOVIMENTO visa desenvolver atividades sócio-educativas e culturais na cidade de Uberlândia/MG, a partir de março de 2011, com o intuito de reunir crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos para debater, através da arte e cultura, acerca de alguns fatores de desordem social os quais atinge principalmente pessoas de comunidades em vulnerabilidade social.


Mediante a presente proposta as entidades organizarão e realizarão, cursos, oficinas, cine clube, mesas redondas de bate papo (com o tema sugerido pela comunidade) e planejamento de ações voltadas para o resgate sociocultural, dentre outras atividades. As ações acontecerão todo último sábado de cada mês em variados locais de vulnerabilidade social.


O foco das atividades é no fomento a arte e a cultura e efetivação de ações reais, com a perspectiva de enfrentamento ao caos de inércia e ineficácia das ações que se encontram nas comunidades, propiciando a ascensão cultural humana nas mesmas.


Buscamos com tais propostas oportunizar jovens, adolescentes, adultos e idosos das comunidades e efetivar meios para que sejam protagonistas de suas histórias, através da arte e da cultura. Dessa forma, construirmos um diálogo em que as pessoas possam compreender a importância de trabalhar em prol de um ideal comum a todos e valorizar e resgatar suas identidades culturais.


Por tanto, este projeto objetiva uma organização solidária a qual prima por promover um desenvolvimento socioeconômico, profissional, cultural, artístico e intelectual dos seus beneficiários, através de debates com intervenções artísticas e culturais, sempre agregando valores de consciência cidadã. Contudo, objetiva-se por meio das ações propostas permitir aos beneficiários refletirem a sua realidade e apresentarem seus talentos e habilidades artísticas, culturais, com o intuito de ocupar espaços e tornar estes mais um espaço de lazer, diversão, entretenimento, informação, conscientização, resgate da cidadania, dentre outros, voltado para a transformação social na formação de valores humanos.


Através das diversas formas de manifestação da cultura destas comunidades, mostrando que nos bairros mais afastados do centro não existe só violência, mas valores e atividades voltadas para a transformação social e reflexão acerca do valor sociocultural na (re) construção de espaços adequados e com o mínimo de organização.


Propor ações e atividades com a comunidade em questão, sobre sua real condição, tomando ciência da sua necessidade e respeitando a cultura de cada comunidade para viabilizar possíveis transformações nestas localidades.


Os Encontros Periféricos primam pela realização de debates e mesas de bate papo, oficinas, workshoppings e cursos voltados para breck, popping, rap, capoeira, discotecagem, artes cênicas, b. boys, desenho e grafitagem, axé, samba rock entre outras formas de expressão artística cultural que são aprimoradas e planejadas a partir dos debates.


E no fim desta ação, realizaremos uma grande intervenção com as temáticas acima citadas e desde já convidando a todas as lideranças comunitárias, políticas, na área de segurança pública e os meios de comunicação para participar de nossa mesa de bate papo, para juntos realizarmos um plano de ação para a melhoria de vida das crianças, jovens e adolescentes desta comunidade.


Cleiton Rocha dos Santos -Coordenador Geral da CUFA

Talles Lopes - Coordenador do GOMA Cultura em Movimento

Ler mais »

4 de janeiro de 2011

Vem aí o Projeto Gente de Bem

Informe CUFA

Vem aí o projeto "GENTE DE BEM - Valorização e divulgação da Diversidade Social"

Em breve, mais informações sobre mais esta iniciativa da CUFA Uberlândia-MG.

Siga pelo Twitter www.twitter.com/cufauberlandia
www.twitter.com/kakko_MG
Ler mais »

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.