Petistas indicam Cufa e Pronera ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação
A Central Única de Favelas – CUFA e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera estão concorrendo ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação.
A indicação foi feita pelos deputados federais do PT Eudes Xavier (CE), Angela Portela (RR), Carlos Abicalil (MT), Fátima Bezerra (RN) , Fernando Nascimento (PE), Iran Barbosa (SE) , Emiliano José (BA) , Pedro Wilson (GO) e Reginaldo Lopes (MG). Para os deputados, as entidades têm prestado extraordinário trabalho na área da educação popular, com projetos de inclusão social. Saiba Mais ... Darcy Ribeiro (26/10/1922-17/12/1997) – nasceu em Montes Claros.. Forma-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. No ano seguinte, como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passa períodos com várias tribos indígenas. Publica os livros Religião e Mitologia Kadiwéu (1950); Línguas e Culturas Indígenas do Brasil (1957; Arte Plumária dos Índios Kaapor (1957),este em colaboração com sua mulher, Berta Ribeiro; e A Política Indigenista Brasileira (1962). É chefe da Casa Civil da Presidência da República entre 1963 e 1964. Com o golpe militar, foge para o Uruguai, onde vive por quatro anos. Volta definitivamente ao Brasil em 1974 e passa a participar da política carioca. Em 1982 elege-se vice-governador do Rio de Janeiro na chapa liderada por Leonel Brizola pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Concorre ao governo estadual em 1986, mas é derrotado. Em 1990 elege-se senador pelo Rio. Escreve romances como Maíra (1977), O Mulo (1981), Utopia Selvagem (1982) e Migo (1988). Morre em Brasília.
“O livro mais importante do Brasil é o Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre. Mas é o ponto de vista da classe dominante sobre o que é a casa-grande e a senzala. Não explica o Brasil. Eu sempre tive como preocupação explicar as causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos e, por isso, escrevi As Américas e a Civilização..” Darcy Ribeiro
0 comentários:
Postar um comentário