Nos dias 13, 14 e 15 de maio estará em Uberlândia a Caravana da Anistia que na Universidade Federal de Uberlândia – UFU receberá o Ministro da Justiça, Tarso Genro, e do presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão. Na ocasião serão realizadas sessões de julgamento de processos de pessoas que tenham solicitado indenização do Estado, sessões em memória de homens e mulheres mortos pela repressão do governo militar, seminários culturais e de formação.
A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça foi criada em 2001. Através deste órgão julgam-se os pedidos de anistia política e de reparação àqueles que foram perseguidos durante o regime militar no Brasil e que tiveram seus direitos cassados. A Caravana também abarca convergências com educação em direitos humanos e se propõe a percorrer, até 2010, todos os estados brasileiros para difundir o conhecimento histórico e procurar mobilizar a sociedade para o tema. É uma parceria do Ministério da Justiça com universidades, entidades, associações e ONG’s, e busca contribuir para o resgate, debate e reflexão sobre a história do país.
13/5
8h - Solenidade de Abertura, com presença do reitor, representante da Comissão de Anistia e autoridades
9h – Mesa-redonda “Justiça de Transição”
14/5
9h – Mesa-redonda “Tortura e Reparação”
10h - Sessão de memória e homenagem ao arcebispo dom Estevam e anistiados políticos (inclusive professores da UFU) com presença do ministro da Justiça Tarso Genro
14h - Sessão de julgamento da Comissão de Anistia
16h – Vídeo-debate do filme “Batismo de Sangue”
19h – Mesa-redonda “A Natureza do Regime”
15/05
19h - Sessão de julgamento da Comissão de Anistia
20h – Show musical no Mercado Municipal
1 comentários:
a programação descrita está incompatível com a do cartaz
Postar um comentário