Contato

Contato:

034 9198-2914(tim)

kakko.cufaberlandia@gmail.com

Twitter @kakko_MG








Institucional

https://www.youtube.com/watch?v=USTwILv1rdA

2 de abril de 2009

Notícias de uma guerra particular

Hoje deixaremos aqui mais um importante documento visual para pensarmos sobre os aspectos contemporâneos da sociedade brasileira. O documentário produzido em 1999, e dirigido por Kátia Lund e João Moreira Salles, traz à tona a vida em uma favela. Todos sabemos que existe o morro, seus traficantes, suas crianças, suas mulheres sofridas, seus trabalhadores, uma cultura rica etc. No entanto a obra vai além... Não acusando lados envolvidos, mas retratando a visão e os conflitos por múltiplos olhares.
Já é de costume. João Salles faz documentários sob uma ótica diferenciada, e ao fazer este tocou numa ferida exposta que a sociedade dita civilizada finge ignorar. Para filmar “Notícias de uma guerra particular”, João subiu o morro do Santa Marta e se aproximou de Márcio Amaro de Oliveira, um falante chefe do tráfico, garoto como milhares de outros dos morros cariocas, que sonhou um dia ser modelo e desenhista. Marcinho VP é um foragido da justiça. Durante um ano João Moreira Salles freqüentou a favela, no Rio de Janeiro, para viver como vive um morador do local, e lá pôde entrevistar e saber de pontos até desconhecidos do mundo que o documentário trata. A “guerra particular” a que o título se refere, extraído de uma frase do ex-capitão do BOPE Rodrigo Pimentel, é o combate sem trégua entre policiais e traficantes nas favelas cariocas.
“Notícias de uma guerra particular” mostra cenas reais e impressionantes como o garoto de dez anos que diz ter prazer em estar perto da morte, o policial que se orgulha em matar, e as crianças que sabem de cor os nomes das armas e suas siglas. Para finalizar, dois enterros: o de um bandido e o de um policial são expostos à risca - os parentes comovidos, conhecidos desentendidos, amores clamando por um fim e justiça.
Embora um pouco longo, vale a pena assisti-lo. Boa sessão!

codinome B.

Comunicação CUFA-MG (Udia)







0 comentários:

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.