Contato

Contato:

034 9198-2914(tim)

kakko.cufaberlandia@gmail.com

Twitter @kakko_MG








Institucional

https://www.youtube.com/watch?v=USTwILv1rdA

17 de março de 2009

Tropas Basileiras no Haiti repressão ou ajuda?


Tropas Brasileiras no Haiti: repressão ou ajuda?


Celso Athayde tece reflexões acerca da relação do Exercito Brasileiro e a população Haitiana.
Celso Athayde, está no Haiti desde domingo (08/03) e diariamente tem enviado uma espécie de Diário de Bordo, relatando sua experiência para a CUFA. Hoje, ele comentou sobre as tropas brasileiras que ali se encontram em missão de Paz, e sua relação o povo haitiano. Confira o que ele disse a respeito:
Os Militares do Brasil são referencia para essas pessoas, tanto no tratamento quanto no resultado. Amigos, assim como no Brasil ninguém quer ser escravizado pelo crime organizado, facções criminosas, ninguém quer ter seus direitos podados por marginais. A Forca de Paz está aqui a pedido da ONU para isso, para restabelecer a paz no país e está conseguindo. Eu vi em todos os lugares que passei as pessoa, às crianças, as famílias mandando beijo para os militares. As únicas referencias que eles tem do Brasil são os militares e os jogadores de futebol e são apaixonados pelo nosso país.
Eu tinha resistência em relação à presença do Brasil porque sempre que me vem a cabeça os seus coturnos e fuzis me vem a lembrança da ditadura brasileira, isso acaba ficando no nosso imaginário. Eu preferia que o exercito não estivesse aqui, que nenhum país estivesse aqui, mas realmente não prefiro que o mundo na “pessoa” da ONU ignore a desgraça e miséria a que esses humanos estão submetidos.
Certamente muitas pessoas não devem gostar desta presença, sobre tudo as gangs que ainda não foram dizimadas e as pessoas que se beneficiavam delas. Essas gangues não só vendiam drogas, mas exploravam as pessoas com pedágios, taxas e servidões, exatamente como acontece com as milícias no Brasil (não é só no Rio de Janeiro).
Respondendo objetivamente. As pessoas são apaixonadas pelo Brasil, e são muito agradecidas pela presença das tropas brasileiras em seu país. Mas insisto, todos querem que os militares voltem para seus paises o mais breve possível, e eu também.




Celso Athayde é Secretário Geral e um dos fundadores da CUFA - Central Única das Favelas

0 comentários:

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.