RODA LIVRE DE CAPOEIRA-CAPOCUFA
Acontece neste final de semana (domingo), das 10hs às 12hs, na feira livre da Avenida Monsenhor Eduardo, em frente a Madeireira YPÊ, o tradicional encontro da RODA LIVRE DE CAPOEIRA, iniciativa idealizada por Carlos Alberto, Mestre Urso . Coordenador do Núcleo de Capoeira-CAPOCUFA- da Central Única das Favelas de Uberlândia.
A Roda já faz parte do calendário cultural da cidade, a mesma se realizada a mais de 19(dezenove) meses. Tal ação traz contigo toda uma tradição ate mesmo por se realizar numa das mais antigas feiras livres realizada aos domingos na Avenida Monsenhor Eduardo.
Segundo Juliana Trindade a Roda Livre representa “... a diversidade cultural da cidade, e é importante para que a capoeira possa se perpetuar e estimular novos encontros...”. Mestre Kong diz que a roda significa “....um ponto onde os capoeiristas podem se encontrar e diminuir um pouco a discriminação”. “A roda representa ainda a cultura e tem que ter muito mais manifestações dessa natureza”, segundo Celso Carlos espectador que sempre acompanha a roda.
Rodrigo Fabiano (Pezão) do grupo Magia Minas Capoeira da cidade de Uberaba, “...é muito bom deslocarmos de Uberaba para participarmos dessa roda e percebermos que a capoeira esta se disseminando a integração e diminuindo a discriminação entre negros, brancos e índios”. Pezão ainda afirma que “... tivemos conhecimento da roda através dos nossos amigos que falaram para a gente. Para a Capoeira representa a evolução da arte porque a mesma esta se expandindo e este movimento deve ser perpetuado.”
Mestre Pirapora (José Leôncio) este é mais um espaço de resistência e conscientização. O mestre desenvolve projetos para as secretarias de Educação de Goiás e Minas Gerais, trata-se de um projeto elaborado pela própria secretaria de do estado de Goiás e há dois anos o mesmo atua neste projeto.
Para o Professor Marcus Vinicius responsável pela disciplina de lutas da Unitri “....esta é uma importante iniciativa como manifestação cultural e esportiva do jogo, além de ser ainda um espaço de confraternização onde o corpo brinca. Esta forma de manifestação de forma alguma retrata a marginalidade e todo o praticante aqui sabe o que acontece porque ele esta preparado para se defender. E é ainda uma arte menos violenta que o futebol e ate mesmo o próprio basquete de rua.”
Assim a Roda Livre da feria da Avenida Monsenhor Eduardo vai se transformando em um importante espaço de manifestação cultural de reflexão por não apenas ser um local para o jogo da capoeira, mas também para debates e diálogos sobre as diferenças e preconceitos que ainda assolam nossa sociedade e ainda retrata a resistência ao descaso para com os menos afortunados de vens materiais.
Evento RODA LIVRE da Avenida Monsenhor Eduardo (em frente a Madeireira Ypê), todo ultimo domingo de cada mês, com uma farta distribuição de frutas aos participantes e espectadores.
0 comentários:
Postar um comentário